Uma ouvinte quer informações sobre Nossa Senhora de Montserrat.



Uma montanha com a forma semelhante a um serrote com dentes pontudos deu origem ao nome de Montserrat, lugar próximo à cidade de Barcelona, na Espanha.
         Segundo nos conta a tradição, a imagem de Nossa Senhora foi levada para Barcelona por São Pedro, e de lá ela foi transportada para a cidade de Montserrat pelo povo cristão, durante a perseguição pelos mouros.
         Durante quase 2 séculos, a imagem esteve escondida numa caverna próxima à cidade e foi descoberta quando alguns pastores viram sobre a montanha estrelas que brilhavam mais do que o sol. Assustados com o fenômeno, relataram-no aos donos dos rebanhos, que subiram até a montanha para desvendar o mistério. Lá chegando, encontraram abaixo de onde estavam as estrelas uma caverna e, dentro dela, a imagem de Nossa Senhora sentada, enegrecida pelo tempo, tendo em seu colo, o Menino Jesus com as mãos abertas para abençoar.
         Consultando o bispo local, decidiram levar a imagem para a cidade de Manresa, para entronizá-la na Igreja principal. Quando estavam a caminho da cidade, em romaria, no local onde é hoje o santuário, fizeram uma parada. No mesmo momento, a imagem adquiriu um peso tão grande que se tornou impossível removê-la, por mais que se juntassem todas as pessoas ali presentes. Diante do inevitável, tiveram de renunciar à decisão e acatar o desejo da Santíssima Virgem, que queria ser venerada no alto daquele monte. Construiu-se ali uma capela e os milagres começaram a atrair peregrinos ao local.
         O título de Montserrat foi rapidamente difundido pelo mundo e o seu santuário é hoje um dos mais visitados por fiéis de todo o mundo.

Nenhum comentário: