Uma ouvinte pergunta porque João Batista é chamado de primo e não de irmão de Jesus, uma vez que aqueles chamados na Sagrada Escritura de “irmãos” são considerados “primos” pela Igreja.



João Batista é uma personagem bíblica muito bem definida. Sabemos exatamente quem ele é e a sua origem, não restando dúvida alguma de que ele é filho da prima de Maria, Isabel, portanto, primo de Jesus em “segundo grau”, como popularmente falamos. Já os chamados “irmãos de Jesus” não são tão bem definidos.
Em relação às nossas dúvidas de fé, como católicos, em primeiro lugar devemos procurar respostas no Catecismo da Igreja Católica. E é o que vamos fazer agora. No parágrafo 500 encontramos que a Igreja sempre entendeu que as passagens que mencionam irmãos e irmãs de Jesus “não designam outros filhos da Virgem Maria: com efeito, [preste atenção, Maria da Conceição: lápis e papel na mão] Tiago e José, ‘irmãos de Jesus’(Mt 13,55), são os filhos de uma Maria discípula de Cristo (cf. Mt 27,56) que significativamente é designada como ‘a outra Maria’ (Mt 28,1). Trata-se de parentes próximos de Jesus, consoante uma expressão conhecida do Antigo Testamento (cf. Gn 13,8; 14,16; 29,15, etc.)”
         Desde há muito séculos, os cristãos buscam explicar as palavras da Bíblia sobre os ‘irmãos de Jesus’. Há pelos menos 3 explicações mais correntes.
A primeira explicação diz que ‘irmãos de Jesus’ significa ‘parentes próximos’, pois no Oriente os laços familiares são muito estreitos. Às vezes, na Bíblia, um parente próximo é denominado ‘irmão’. Por exemplo: Abraão, tio de Lot (cf. Gn 11,31), chama-o de ‘irmão’ (Gn 13,8). Moisés considera como irmãos os seus compatriotas hebreus (cf. Ex 2,11).
A segunda explicação é muito antiga, mas as fontes não são dignas de confiança. Ela diz que os irmãos de Jesus eram filhos de um primeiro casamento de José. Portanto, seriam ‘meio-irmãos’ de Jesus. Alguns escritos apócrifos, não reconhecidos pela Igreja como inspirados por Deus, contam que o viúvo José, que tinha vários filhos, foi escolhido pelos sacerdotes para tomar conta de Maria, virgem consagrada a Deus.
      A terceira explicação diz que os ‘irmãos de Jesus’ eram seus primos. Essa versão se espalhou com Epifânio e Agostinho nos séculos IV e V. Eles aproximam o texto de Mc 15,40, que fala da mãe de Tiago e de Joset longe da cruz, com Jo 19,25, que lembra a presença junto à cruz de uma irmã de Maria. Agostinho considera que a mãe de Tiago e Joset, conforme Marcos, é a irmã de Maria citada por João. Ou seja, Tiago e Joset, chamados ‘irmãos de Jesus’, são filhos da irmã de Maria. Logo, primos carnais de Jesus. Assim, por ampliação, todos os ‘irmãos de Jesus’ seriam filhos de sua tia e de seus tios.

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