Uma ouvinte pede explicação sobre os dons do Espírito Santo, e pergunta quando se sabe que esses dons estão se manifestando. E mais: como fazer para recebê-los?



São sete os dons do Espírito Santo: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.
Os dons do Espírito Santo, segundo a doutrina católica, são graça de Deus que nos dispõem a seguir os impulsos do Espírito o qual nos concede esses mesmos dons. Os dons do Espírito completam e levam à perfeição as virtudes das pessoas que os recebem, tornando, assim, os fiéis dóceis para obedecer prontamente às inspirações de Deus.
         Sendo dons, são gratuitos e concedidos por Deus, cabendo a nós apenas acolhê-los.
         Segundo a leitura bíblica, os dons do Espírito pertencem a Cristo, o Filho de Davi. Mas todo batizado, inserido no corpo místico de Cristo, recebe, através de Jesus Cristo, estes mesmos dons.
         A Igreja Católica ressalta como efeito da celebração da Crisma (ou Confirmação) a efusão do Espírito Santo, o que produz crescimento e aprofundamento da graça batismal, abrindo-nos mais, aos dons do Espírito Santo, dentre outras coisas.
         Pelas obras que fazemos, ou seja, pelo que fazemos de bom, visando o bem comum e não os nossos interesses pessoais, sabemos se os dons estão ou não agindo em nós. Em palavras bíblicas, é pelo fruto que se conhece a árvore; pelas obras se sabe se o Espírito está ou não agindo em nós.
         Para receber os dons devemos estar abertos à ação do Espírito em nossa vida. Devemos pedir e estar disponíveis para recebê-los.

Nenhum comentário: