Uma ouvinte pergunta quais são os critérios que levam várias datas litúrgicas serem móveis, como por exemplo, a Páscoa, a Quaresma, o Carnaval; e também o contrário, a haver datas fixas, como por exemplo, o Natal.
A maioria das festas móveis da nossa igreja dependem da data da Páscoa,
que também é móvel. Conforme a Sagrada Escritura, Jesus ressuscitou na Páscoa
judaica, o que fez com que a Igreja, no Concílio de Nicéia, em 325, decidisse
conservar para a Páscoa cristã o modo de contar dos judeus. No entanto, entre o
ano lunar, que eles seguem, e o ano solar, que nós seguimos, existe uma
diferença de dias, que obriga a festa da Páscoa oscilar entre 22 de março e 25
de abril. Embora seja complicado para nós entendermos, a Páscoa cristã é
celebrada no domingo que segue a lua cheia depois do equinócio de primavera (no
hemisfério norte). Neste ano de 2005, por exemplo, essa lua cheia acontece na
sexta-feira, dia 25 de março; o domingo seguinte é dia 27 de março, quando será
celebrada a Páscoa cristã.
O ano litúrgico é o
desdobramento dos diversos aspectos do único mistério pascal. Assim, a partir
da definição do dia da Páscoa, contamos dias para trás ou para frente a fim de
definirmos as demais festas móveis que dependem desse dia: início da Quaresma,
Pentecostes, etc.
Quanto
ao Natal, embora a Sagrada Escritura não mencione o dia em que Jesus nasceu, a
Igreja definiu e convencionou a data de 25 de dezembro, através da
cristianização, no século IV, de uma festa pagã, a festa do Sol Invictus, que
caracteriza o solstício de inverno (também no hemisfério norte). No calendário
romano, essa festa pagã caía na noite de 24 para 25 de dezembro. Ao
cristianizar essa festa de origem egípcia, a Igreja quis afirmar a todo o
Império Romano que assumia o cristianismo como religião oficial, que Jesus é a
única e verdadeira luz do mundo, o “sol nascente que nos veio visitar” (Lc
1,78).
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