Uma ouvinte pergunta quem foram as mulheres de Abel e de Caim, também sobre uma situação incestuosa entre filhos de Adão e Eva e, ainda, o que é Pentecostes.



A Bíblia, embora tenha muitos fatos históricos presentes nela, não é um livro histórico, mas teológico. O livro do Gênesis, principalmente no que concerne à criação, procura, de forma etiológica e teológica, narrar a ruptura do ser humano com o Criador, que o ama e o perdoa, não se ocupando com detalhes que preocupam aos que querem lê-lo de forma fundamentalista a fim de encontrar explicação para tudo. Quanto à sua primeira questão, segundo a Bíblia, não se fala de esposa de Abel, que foi assassinado pelo irmão, Caim. Este teria se casado, mas a Bíblia não diz o nome de sua mulher. O terceiro filho de Adão e Eva, Set, também casou-se e também não consta na Bíblia o nome de sua mulher.
         Quanto à sua outra questão, Pentecostes, que significa “dia qüinquagésimo” (ou seja, após 50 dias), era o nome de uma festa do Antigo Testamento surgida para agradecer a Deus a colheita realizada 50 dias após a semeadura. Celebrava-se 7 semanas depois da Páscoa. No cristianismo, a festa de Pentecostes recorda o dom do Espírito Santo à comunidade cristã, 50 dias depois da ressurreição de Jesus e é considerada a inauguração da Igreja, o cumprimento de algumas profecias sobre os tempos messiânicos e o reverso do que aconteceu em Babel.

Nenhum comentário: